www.romanistik.info

Literatur, Kulturwissenschaft, deutsch-französische Beziehungen

| Deutschland/Frankreich | Sartre | Camus | Neue Bücher | Rezensionen | Medien | Photos | Archiv | Impressum |

www.romanistik-online.de

Das Frankreich-Blog

Romanistik im Internet

Groupe d'Études sartriennes

Romanik in Frankreich

 

 

Sartre und das Theater


Deise QuintilianoMonah Delacy e Deise Quintiliano
discutem sobre Sartre e o teatro

> PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CICLO

O teatro engajado do escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre estará no centro do próximo debate do programa Pensamentos Instigantes -- Filosofia e Arte, do Centro Cultural Banco do Brasil, que acontece no dia 26 de julho, a partir das 18h30, com a presença da pesquisadora e escritora Deise Quintiliano e da atriz e também escritora Monah Delacy. A mediação do debate é do psicólogo e arteterapeuta Claudio Bergamo, curador do programa.

Romancista, dramaturgo e filósofo Jean-Paul Sartre foi um dos mais representativos intelectuais franceses do século passado e um dos principais expoentes do Existencailismo, sistema filosófico que proclama a total liberdade do ser humano. Entre suas obras mais significativas estão os ensaios de O Ser e o Nada e O Existencialismo É um Humanismo; os romances A Idade da Razão e A Náusea, e as peças teatrais Entre Quatro Paredes, As Moscas, A Prostituta Respeitosa, As Mãos Sujas, O Diabo e o Bom Deus.

No encontro do dia 26 de julho, Deise Quintiliano vai falar sobre a relação de Sartre com o teatro ao longo de toda a sua vida, passando pela complexa discussão do teatro engajado e do teatro de tese. Na sequência da apresentação de Deise, Monah Delacy fala sobre a influência das idéias sartreanas em seu trabalho e no teatro em geral.

Deise Quintiliano é mestra e doutora em Letras Neolatinas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França). Atualmente trabalha na pesquisa As Letras Francofonas em Literatura Comparada e Escrita Marginal: A Estética Pós-Moderna de Jean-Paul Sartre. Publicou em 2005, o livro Sartre: Philia e Autobiografia, além de vários artigos em veículos nacionais e internacionais.

Além de atriz e escritora, Monah Delacy é artista plástica e professora de teatro da Casa de Artes de Laranjeiras. Com uma extensa carreira, atua profissionalmente no teatro, tv e cinema. Na tv participou de novelas e minisséries em várias emissoras. No Teatro, atou em mais de quarenta espetáculos, ao longo de 52 anos de teatro. É autora do livro Introdução ao Teatro.

Programa        www.rioscope.com.br/website/IMG/_article_PDF/article_121.pdf

Pensamentos Instigantes está enfocando bimestralmente um filósofo ou um sistema de idéias -- de Epicuro a Schopenhauer, passando por Schelling, Nietzsche e Sartre. Cada palestra é apresentada por um pensador e comentada por um artista de renome nacional, que em seu trabalho tenha sido influenciado, direta ou indiretamente, pelo filósofo em questão. Assim, enfocando a filosofia a partir do ponto de vista teórico, que será dado pelo pensador, e de sua aplicação prática, por meio do depoimento do artista, o programa se diferencia de tudo o que já foi feito na área.

Entre os pensadores e artistas convidados para as próximas discussões, que acontecem até novembro, estão os estudiosos Ricardo Barbosa e Rosamaria Dias, a atriz Camilla Amado e a curadora de artes plásticas Denise Mattar.

Os ingressos para os encontros de Pensamentos Instigantes -- Filosofia e Arte são gratuitos e as senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB-RJ com meia hora de antencedência. O CCBB fica na Rua: Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro RJ - CEP 20010.000


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CICLO
Dia 26 de julho (quarta-feira) às 18h30
Palestra: Sartre e o Teatro
Palestrante: Deise Quintiliano
Artista Convidado: Monah Delacy

Dia 27 de setembro (quarta-feira) às 18h30
Palestra: Schiller e a Criação Artística
Palestrante: Ricardo Barbosa
Artista Convidada: Camila Amado

Dia 29 de novembro (quarta-feira) às 18h30
Palestra: Schopenhauer e as Artes Plásticas
Palestrante: Rosa Maria Dias
Artista Convidada: Denise Mattar
Patrocício e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro
Curador: Cláudio Bergamo (clique aqui para obter o currículo)

Local: Auditório 4º andar
Capacidade: 90 lugares (com retransmissão para outras salas de acordo com a procura)


Duração: 120 min.
Recomendação: 12 anos

Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída meia hora antes do início do evento

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua: Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro RJ - CEP 20010.000
Informações: (21) 3808.2020
www.bb.com.br/cultura

Vans exclusivas e gratuitas transportam o público do Terminal Garagem Menezes Côrtes - TGMC, ao CCBB, das 17h às 22h, de terça a domingo.

Assessoria de Imprensa do CCBB: Sidney Pereira (21) 3808.2323 sidneipereira@bb.com.br

Divulgação: Texto Intermídia - Assessoria de Imprensa
Daniela Alves
11 - 3873-7901 / 11 - 3872-9708 / 11 - 9300-8673
dany@textointermidia.com.br
www.textointermidia.com.br

Atenciosamente
Ivany Bergamo-produtora executiva
Regina Rosa-coordenadora de produção
R. Godoy marketing e cultura ltda.
Eventos Culturais
55-11- 3872-0832 / 3801-4272 / 9772-8528
godoyeventos@uol.cm.br
ivanybergamo@yahoo.com.br


br.news.yahoo.com/060729/11/17abd.html

 www.rioscope.com.br/website/article.php3?id_article=121

www.pacodoouvidor.com.br/cultura.htm


Rezensionen

Hier erscheinen Rezensionen zu Neuerscheinungen aus dem Bereich der Romanistik und den deutsch-französischen Beziehungen.

  Kleck, Numérique & Cie Albert Camus Camus und Sartre Quand Google défie L'Europe M. Strickmann , Französische Intellektuelle Frankreich-Lexikon    

 

 

Heiner Wittmann  Veröffentlichungen Impressum